Inteligência Emocional encerra ciclo de palestras na Faculdade Santo André

A Faculdade Santo André (FASA) de Vilhena encerrou o ciclo de palestras com os acadêmicos de Direito e Pedagogia na noite de sexta-feira, 10, com o tema: Inteligência Emocional, ministrado pela psicóloga, Eldessandra Santos da Costa, mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR).
A programação foi aberta na segunda-feira, 06, com a Aula Inaugural e teve como ministrante doutor Dhiego Toldo que abordou a temática: Atuação da Justiça Federal em Vilhena. Nos dias seguintes, os temas das palestras foram: Inclusão Social; Marketing Digital; e, Direitos da Família.
Na palestra que concluiu as atividades da Semana Pedagógica da FASA, a psicóloga Eldessandra Costa destacou como referência em sua apresentação a obra do PhD, Daniel Goleman: “A Teoria Revolucionária que redefine o que é Ser Inteligente” e que já passou dos 400 mil exemplares vendidos no Brasil. Ela citou um exemplo do autor que relata no livro uma experiência própria que teve dentro de um ônibus sobre o comportamento e relacionamento de passageiros. “Golemam diz que normalmente não há diálogos entre passageiros dentro de ônibus, mas que quando ele manteve contato, inclusive com o motorista, o ambiente ficou mais agradável”, comentou a psicóloga.
Outra referência mencionada na palestra foi Aristóteles: “Qualquer um pode zangar-se – isso é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa – não é fácil”. Eldessandra trouxe os dois exemplos para introduzir o funcionamento de nossas emoções. “Todos nós somos capazes de manter um bom relacionamento emocional”, disse.
Explanou ainda sobre as cinco habilidades da Inteligência Emocional: Autoconhecimento, Auto regulação (autocontrole), Motivação Interna, Empatia e habilidades Pessoais. “Essas habilidades conquistamos quando as repetimos constantemente. Contudo, há pessoas que não conseguem desenvolver todas as habilidades, mas nunca deixamos de desenvolver nenhuma”, reforçou a psicóloga.
Ela orientou que precisamos ter cuidado com o modo automático de nossas ações. “A gente entra no modo automático sem se dar conta. E isso nos leva a cometer erros. Só depois é que percebemos que não deveríamos ter feito aquilo”, revelou enfatizando que “a vida é muito corrida e há muita coisa para a gente fazer. As responsabilidades são muitas e não dá para toda hora estar atenta aos erros. É necessário que recomecemos para ajustar as coisas, porém há coisas que não se repara, nem pedindo desculpas. Por isso, precisamos ter cuidado para não fazer as coisas de qualquer jeito e isso serve para todas as áreas de nossas vidas”.
No final da palestra, a psicóloga argumentou que, um bom planejamento é essencial para termos bons resultados em nossos propósitos. “Vocês não podem perder o foco dos seus objetivos. Sejam persistentes, resilientes, tenham empatia. Encerro essa palestra deixando uma citação de Antoine de Saint-Exupéry, autor de ‘O Pequeno Principe’´: É com o coração que se vê corretamente; o essencial é invisível aos olhos”, concluiu.
Após a palestra, a diretora da FASA, Flávia Smaniotto agradeceu a palestrante e parabenizou a nova acadêmica Maria Fernanda, recém aprovada no Enem com a nota 900 na prova de redação. Maria Fernanda é de Colorado do Oeste e foi aluna da escola Manuel Bandeira.
Um sorteio de brindes aos presentes fechou a Semana Pedagógica. As atividades da FASA reiniciam na segunda-feira, 13, com aulas normais dos cursos de Direito e Pedagogia, a partir das 19 horas.
Ribamar Araújo























