30, novembro 2023
Fasa 2024 vestibular
Fasa 2024 vestibular

Mesa redonda sobre Saúde do Homem é realizada na FASA

 Mesa redonda sobre Saúde do Homem é realizada na FASA

O auditório da Faculdade San5to André (FASA) ficou pequeno para o grande público que lotou o espaço onde ocorreu um dos mais prestigiados eventos do ano promovido pela Primeira Turma do curso de Enfermagem da faculdade, com apoio e parceria do Núcleo de Saúde da instituição de Ensino Superior.

O evento denominado Mesa Redonda teve como tema Saúde do Homem e aconteceu na noite de sexta-feira, 17, com início às 19h30.

A programação reuniu, além dos alunos de Enfermagem, Pedagogia e Direito da FASA, acadêmicos de outras faculdades e convidados como o vereador Zé Duda, que representou a Cãmara de Vereadores.

Após a apresentação dos palestrantes feita pelo professor e coordenador do curso de Enfermagem, Dr. Adriano Lafin, teve início as explanações com o Dr. Nilton Migiyama sobre a Campanha Novembro Azul levantando questões sobre o seu propósito.

Doutor Nilton, um dos mais conceituados urologistas de Vilhena e região, destacou que a Campanha Novembro Azul é um movimento de caráter internacional. “É uma campanha em que comemoramos o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. A data que deu origem ao movimento Novembro Azul foi em 17 de novembro em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina”, disse.

O urologista revelou que existe uma distância enorme entre o médico e o paciente. Ele ilustrou afirmando que “o distanciamento é como se fosse uma grande feda separando um enorme vale e que no meio corre um caudaloso rio, e diante dessa situação é importante que haja uma aproximação maior entre médico e paciente”.

Doutor Nilton explicou o que é e como é o câncer da próstata demonstrando em slides para chamar a atenção do público ao problema que mata milhares de homens em todo o mundo. “O câncer começa bem pequeno com células microscópicas e que se não houver todo o cuidado preventivo o destino da pessoa com a doença será fatal”, comentou.

De acordo com dados apresentados pelo palestrante todo ano surgem entre 65 a 71 mil casos novos. “Só na região do Cone Sul de Rondônia há registros de 50 a 60 casos por ano. Fiquem atentos, pois a cada hora morre um homem com câncer de próstata”, alertou.

Segundo o urologista, em sua apresentação, disse que os primeiros sintomas começam a aparecer aos 50 anos. O histórico familiar deve deixar as pessoas em alerta e pessoa negras são mais vulneráveis à doença que pessoas brancas, sendo que o afrodescente é passivo de ter o câncer mais agressivo. Outra alerta foi em relação às pessoas que fazem uso de anabolizantes, pois estes produtos provocam a doença.

Ele ainda falou sobre a prevenção, os diagnósticos, exames e tratamentos. Concluiu afirmando: “Se você já completou os 40 e 50 anos então faça o exame da próstat anualmente”.

O enfermeiro Caio Mendes, outro profissional de expressão na Saúde Pública de Vilhena, reforçou o conteúdo apresentado pelo dr. Nilton e comentou sobre suas experiências como enfermeiro.

Ribamar Araújo (Assessoria/FASA)

Whatsapp
Olá
Olá, podemos ajudar?